Esboço do Culto "UM PASTOR SEMPRE PRESENTE" - Sl23:1-6
- mauricioferreira07
- 16 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Introdução:
Salmo escrito por Davi. É um dos escritos mais citados e conhecidos da Bíblia. Davi era um menino pastor, que fora tirado dos currais de ovelhas para ser o rei e governante do povo de Israel (Sal. 78:70-72). Provavelmente, desde pequeno aprendera a pastorear com seu pai Jesse. Ainda jovem cuidava com muito zelo e valentia das ovelhas (1Sam. 17:15; 34-37). Vocês devem se lembrar das vezes em que ele matou o urso, o leão e o próprio gingante (Golias). Isso mostra que Davi entendia que as ovelhas precisavam ser guiadas, apascentadas, protegidas e guardadas pelo pastor. Assim ele compara o pastor zeloso ao Deus Criador que guia, alimenta, sustenta e protege o seu povo (Is. 40:11).
“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará, v. 1
“O Senhor...” A Deus é atribuída toda bondade, fonte de provisão e segurança do rebanho.
“é meu Pastor. Apesar da grandeza do Senhor Ele é um Deus pessoal que se dá a conhecer e se relaciona com os pequenos e simples de coração.
“Nada me faltará” Deus é o provedor e sustentador da nossa vida. Não faltará abundância espiritual, nem pão, paz, proteção e coragem para continuar firme nossa caminhada cristã.
“Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.” v.2
“...repouso e descanso...” v. 2a.
É de Deus que provém o sustento necessário e a calma que nosso coração anseia. Ele dá descanso à mente atribulada e ao corpo exausto e nos traz conforto. Ele pode transformar seu deserto em um lindo campo verde e com agua. Confie no Senhor!
“...Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” v.3
Deus revigora a alma aflita e o coração atribulado. Ele dá alívio ao espírito quebrantado, daqueles que seguem a sua voz de comando. A orientação bondosa de Deus nos conduz numa vida pacifica e justa, através de caminhos retos. Jesus Cristo é o caminho perfeito. Ele nos orienta na direção correta diante de Deus (João. 14:6)
“... Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem...” v. 4
Um pastor sempre presente
Essa escuridão pode ter causas naturais (sofrimentos, doenças e a própria morte), ou espirituais (perseguição e sofrimentos). “...Vale de trevas...” inúmeras situações difíceis.”. “...Vale da morte...” interrompe e encerra todas as perspectivas humanas e sonhos pessoais. Mas, para os que estão em Cristo, não há condenação. (Rm. 8.1).
“ ...Não temerei mal algum, pois tu estás comigo..”
Davi amava as ovelhas que pastoreava e enfrentou perigos para protegê-las da morte. Imagine o quanto Deus ama o seu povo. Jesus venceu o pecado e a morte para nos dar vida e segurança.
“... a tua vara e o teu cajado me protegem ...”
A Vara... símbolo do poder de defesa do pastor. Com ela defendia e ameaçava predadores e ladrões, afastando os adversários malignos das suas ovelhas. “... O cajado...” em forma de gancho. Servia para contar as ovelhas, fisgar quando caiam em um buraco, e também para corrigir quando eram desobedientes. O cajado as impedia de ficarem longe do rebanho ou de se aventurar por caminhos perigosos.
“ Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges a minha cabeça com óleo; o meu cálice transborda” v.5
O Senhor prepara bênçãos abundantes para os que o obedecem. (Mat. 25:34) ...para aqueles que o amam. (1Cor. 2:9). Os nossos inimigos (o mundo, a carne e o diabo) estão sempre buscando oportunidades para derrotar os cristãos. Mas Deus prepara a mesa adequada para as necessidades dos seus filhos. Ele nos dá o “nosso pão de cada dia” suprindo o que é preciso para suprir os adversários.
“ Unges a minha cabeça com óleo”
A unção feita por Deus, confirma a presença do Espírito Santo de Deus sobre seu povo, selando a todos os cristãos como filhos. (1 João. 2:20) “ E vós possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento”. Tal como Jesus era ungido de Deus (Atos. 10:38), por meio dele recebemos a presença do Senhor conosco. Ele nos unge com seu Espírito, dando alegria transbordante, capacitação, honra e plenitude espiritual.
“ O meu cálice transborda”
A taça cheia está relacionada a vida abundante que Deus proporciona em Cristo Jesus. O Seu amor preenche a nossa vida com graça e misericórdia. Já não vivemos sedentos e solitários, o nosso cálice transborda, porque o Pastor nos preenche.
“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre” v.6
“...Bondade e misericórdia me seguirão”.
Ele é bom e perdoador. Ele não só está presente como também nos segue amorosamente. Assim como os olhos atento de um pai segue os passos do seu filhinho.
Certamente...
A fé do salmista será acompanhada pela bondade e misericórdia de Deus durante toda sua vida. Davi reconhece o favor de Deus no presente e no futuro que virá adiante.
CONCLUSÃO:
“...Habitarei na casa do Senhor para todo o sempre...”
PERGUNTAS:
· O Senhor é teu pastor?
· Se é, você tem permitido que ele te pastoreie? Deus abençoe!






Comentários